Na década de 1970, quando as casas do conjunto D. Pedro I estavam sendo entregues, duas famílias de americanos, missionários da Confraternidade Batista Mundial sediada na cidade de Arlington-Texas, vieram ali se instalar. Eles eram Donald e Donna Watson e Wendell e Dayse Hiers.
A Igreja Batista em Dom Pedro foi organizada em 06 de Junho de 1976 pelos missionários americanos Donald e Donna Watson e Wendel e Dayse Hiers.
Ao longo destes 36 anos de existência ela tem se destacado no compromisso com a obra missionária e o discipulado. Este legado que herdamos é um dos distintivos que identificamos em uma igreja neotestamentária.
Uma garagem cheia de fé
Na década de 1970, quando as casas do conjunto D. Pedro I estavam sendo entregues, duas famílias de americanos, missionários da Confraternidade Batista Mundial sediada na cidade de Arlington-Texas, vieram ali se instalar. Eles eram Donald e Donna Watson e Wendell e Dayse Hiers.
Como outros missionários que viajam pelo mundo plantando igrejas, Pr. Donald, que antes se estabelecera e fundara um igreja em Barcelos e Pr. Wendell que de igual forma fundou uma igreja em Maués, resolveram vir para a capital e chegaram ao conjunto D. Pedro I com o mesmo propósito. E como quem planta uma semente, começaram uma pequena congregação na garagem da casa da família Watson, que ficava na Rua Duarte da Costa, nº. 434. Assim, nasceu a Igreja Batista em D. Pedro.
pesar de pequeno o espaço na garagem, de serem pouco os congregados no início exigir um árduo esforço, os missionários conseguiram desenvolver um trabalho bastante frutífero. E a igreja crescia e se desenvolvia com a graça do Senhor.
A igreja foi organizada no dia 06 de junho de 1976, com cerca de 30 membros, quando ainda funcionava na garagem da casa do pastor Donald Watson, e assim foi constituída a sua primeira diretoria: Presidente: Pr. Wendell Hiers; Vice-Presidente: Pr. Donald L. Watson; Secretária: Humbernete Gomes Dinelly; Vice-Secretário: Adriano Ferreira Passos; Tesoureiro: Roberto Brito Silva Lima; Vice-Tesoureiro: Euler Carvalho.
Com os dízimos e ofertas dos congregados foi feito um grande desafio para aquela pequena congregação: comprar um terreno na Avenida Pedro Teixeira. Na época os nossos recursos eram poucos. Mas com fé que teriam os recursos supridos, a igreja aceitou o desafio. Compramos do Sr. Isaque Benzecry um terreno com 3.000 m2, onde foi dada uma pequena entrada e parcelado o restante. Tão logo tomaram posse do imóvel, foi dado início à construção do prédio onde seriam realizadas as reuniões e cultos da igreja. Esse prédio possuía além do local para a realização dos cultos, mais 3 salas de aulas, um amplo corredor na sua lateral e banheiros masculino e feminino, tendo sido construído pelos próprios membros que se faziam presente a cada sábado sob a liderança do pastor Donald Watson. E no mês de novembro de 1979 quando o prédio ficou pronto, houve então a mudança de endereço da Rua Duarte da Costa, nº. 434, para a Av. Pedro Teixeira, nº. 75.
Já o templo que hoje ainda estamos utilizando foi construído com recursos dos membros da igreja em D. Pedro e alguma ajuda de igrejas co-irmãs americanas, tendo sido inaugurado no dia 31 de outubro de 1981.
O pastor Donald Watson foi o primeiro a deixar o Brasil ainda em 1981. Já o pastor Wendell Hiers ficou até 1984, quando também retornou de vez para os Estados Unidos.
Francisco Washington Rodrigues foi o primeiro pastor brasileiro a assumir a direção da igreja no período de 1984 a 1985, tendo sido pastoreada depois pelos seguintes pastores: João Azevedo Saraiva Jr. (1985-1990) Timothy Bachmann (1991-1992), Salum Breves da Silva (1992-1993), João A. Saraiva Jr. (1993-1994), Raimundo Miranda (1994-1997), João A. Saraiva Jr. (1998 – até o momento).
Em setembro de 2007 foi derrubado aquele prédio construído que serviu como o primeiro templo e em seu lugar foi erguido um moderno prédio de dois pisos que abriga todas as salas da EBD, secretaria, tesouraria e berçário, amplos banheiros masculinos e femininos, além de funcionar em suas dependências diversas atividades durante a semana, tais como, classes de discipulado, cursos de línguas, além das atividades do Clube Oanse.
A igreja participa hoje com o apoio a um total de 58 projetos missionários, sendo que destes, temos Pr. Jomar e Regiane Souza, primeiros missionários enviados para o Chile dia 26 de março de 2011 e Pr. Valtair, Raquel, João Marcos, Josué e Joel enviados também para o Chile no dia 29 de março deste ano.
A Igreja Batista em Dom Pedro hoje é conhecida por suas características peculiares, por ser acolhedora e missionária. Acolhedora, por receber a todos os que aqui tem chegado demonstrando cuidado, carinho e apreço nos relacionamentos; Missionária, por se preocupar no cumprimento do que Jesus nos ordenou a fazer, levando o Evangelho da Paz a todos os povos, raças e nações, e assim a IBDP tem participado desta proclamação não só em Manaus, mas também na Região Amazônica, em diversos Estados brasileiros, e em países como o Chile, Colômbia , Venezuela e Guiana Inglesa (América do Sul); Costa Rica e Haiti (América Central); Moçambique e Guiné Bissau (África); Portugal e Itália (Europa).
Nosso desafio para os próximos anos é nos tornamos uma igreja madura, que espelhe o caráter de Cristo. Queremos ser conhecidos não apenas como uma igreja acolhedora e missionária, mas também como uma igreja saudável.
A igreja é do Senhor Jesus, por isso a sua característica maior deve ser a profunda identificação com os valores do Reino. Não queremos ser identificados como igreja pela construção de prédios, ou por normas religiosas que seguem, e sim por ser edificada na palavra de Deus, vivendo em obediência àquilo que o Senhor nos ordena. Como igreja do Senhor queremos ser um modelo, um farol em meio às trevas que cercam a nossa sociedade, cada vez mais embrutecida: totalitária, violenta e amoral. Homens e mulheres transformados pelo Espírito Santo que vivem em comunidade expressando a sua fé, por meio de relacionamentos saudáveis que glorificam o nome de Deus.
Uma igreja saudável não se interessa por disputas ou interesses pessoais, não caminha pelo trilho da religiosidade institucional e não desassocia a sua vida espiritual da cotidiana. Como igreja queremos produzir crentes maduros que se envolvam com o Reino, tendo como meta abrir os olhos de muitos para o frescor da salvação em Cristo Jesus.
Como uma igreja saudável queremos produzir vidas comprometidas com a evangelização, os crentes saem de um estado de espera pela bênção, para um estado de ser a própria bênção do Senhor, e como brasas vivas espalham o poder de Deus por onde passam, deixando o rastro de bênção e cuidado que o Senhor nos oferece a cada dia.
À medida que nos aproximamos de Deus ocorre em nossas vidas uma metamorfose, uma mudança espiritual que nos faz compreender que somos parte do corpo de Cristo, e a partir dessa visão nos comprometemos a proclamar o evangelho do Reino.
Evangelizar é divulgar as boas novas de que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, por isso não podemos ocultar o preço do discipulado. Jesus continua a requerer de todos os que desejam segui-lo que se neguem a si mesmos, tomem a sua cruz e se identifiquem com a sua nova comunidade.
Como uma igreja saudável queremos promover resultados do Evangelho, e os resultados do Evangelho incluem a obediência a Cristo, a inserção no seio da igreja e o serviço fidedigno ao mundo. A igreja de Cristo não corre atrás das suas necessidades e nem reivindica os seus direitos, mas serve ao Senhor com alegria em todo o tempo.
Uma igreja saudável tem as marcas do Reino na sua vida, ela é identificada por sua profunda aparência com Cristo, vivendo na proposta de ser uma bênção, deixando de lado a postura imatura de correr atrás da bênção, atrás dos benefícios, mas buscando com toda a intensidade a santidade no Senhor, fugindo de toda a forma de pecado. Esta igreja não permite que homens e nem os seus pensamentos a dominem, pois quem edifica esta igreja é o Senhor, ele é o verdadeiro dono e o único capaz de preencher o vazio existencial da humanidade.
Continuemos escrevendo a história da igreja até que o Senhor da igreja volte!!